Released on 11.2020

Exposições Jandig

Jandig é uma tecnologia opensource de criação artística em realidade aumentada. Criada em 2011 no Garoa Hacker Club, evoluiu em 2019 para uma PWA – personal web application onde, sem conhecimento prévio, qualquer usuário pode cadastrar os elementos (Objetos e Marcadores) e criar suas próprias obras digitais e exibições virtuais.

Cada exposição é feita a partir da disposição de diversos marcadores, que por sua vez, utilizam os mais diversos suportes, como adesivos, imagens de stencil, de carimbos, ou qualquer outro tipo de impressão. Nelas, os usuários
se tornam co-criadores da experiência ao inserir, reposicionar e interagir com os marcadores, utilizando dispositivos móveis para abrir janelas no mundo real para visualizar criações digitais (sempre cedidas através de licença Creative Commons).

Ação artística composta de oficina e instalação, o evento Longa Vida ao Jandig! marcou o lançamento do aplicativo para o público teste e contribuiu com dados importantes no planejamento da sua versão pública inicial. A instalação ocupou o Espaço de Tecnologia e Artes do SESC Guarulhos durante todo o mês de junho de 2019.

Com o Jandig, integramos o Circuito Sesc de Artes 2019, onde realizamos nove exposições pop-ups em diferentes praças do estado de São Paulo. Como integrantes do Circuito 13, circulamos por três bairros da Zona Leste paulistana, três cidades da baixada santista e três do Vale do Ribeira.

A exposição Jandig integrou a programação da Virada Cultural 2017 no Sesc Belenzinho. O tema Japão, proposto pela unidade para a edição do evento, levou à produção de seis obras inéditas e colaborativas, além de permitir a expansão dos suportes utilizados para os marcadores.

Janelas Digitais representa a minha primeira contribuição ao Jandig e a minha adesão ao seu projeto de desenvolvimento. Continuando o processo de intercâmbio criativo das obras do acervo da plataforma, ilustrei os marcadores para os objetos digitais inéditos de Gustavo Athayde, além da minha primeira obra em AR Pedrinhazinha, em homenagem à população em situação de rua de São Paulo.